header teatro

As Aventuras de Aladino e Sindbad

A partir das Mil e Uma Noite

Autor: Popular
Encenação: Nuno Correia Pinto
Estreia: 4 de Abril
Datas: 4 > 14 abril | qui > sáb 21:30 – dom 16:00 | Casa de Teatro de Sintra | 60 min | M/12

 

SINOPSE

Espetáculo de marionetas de sombras em ambiente de uma tribo nómada árabe, que queremos proporcionar a um público que tem esta cultura tão próxima, mas ao mesmo tempo tão distante do seu dia-a-dia.

Contam-se as aventuras de dois heróis - Sindbad e Aladino – vindas desse contexto dramático das mil e uma noites. O nosso primeiro herói, Sindbad, aventureiro por natureza, que depois de gastar a fortuna que o seu pai lhe deixou, aventura-se pelos mares onde a sua astúcia, e alguma sorte, o faz desenvencilhar-se de males maiores. O nosso outro herói, Aladino, é um adolescente imaturo, que vai ter oportunidade de viver aventuras que o transformarão num ser responsável e de bom coração. Ambas as aventuras, como quase todas as estórias de todos os tempos, acabam bem para os nossos heróis e pode-se retirar alguma moral

 

  

FICHA DO ESPECTÁCULO

Adaptação, Cenografia e Encenação: Nuno Correia Pinto | Marionetas: Cláudia Fróis | Manipulação e Interpretação: Inês C. Zaradzay e Filipe Palhais | Vídeo, Grafismos e Desenho de Luz: Marco Lopes | Montagem: Luiz Quaresma e Filipe Palhais | Operação de Luz, Som e vídeo: Marco Lopes | Assistência Geral: Inês C. Zaradzay | Secretária de Direção e Produção: Cristina Costa | Produção Executiva: Regina Gaspar | Assistência de Produção: Bruno Santiago | Bilheteira: Paula Malhado | Frente de Sala: Roberto Mendes e Myriam Lopo | Direção Artística: Nuno Correia Pinto

 

BIOGRAFIA: FILIPE PALHAIS

filipe palhais

Filipe Palhais (Assafora/Sintra, 1994), com formação em teatro, frequentou Workshops de representação para TV, com o formador Paulo Ferreira. Iniciou o seu percurso teatral ainda na escola, na Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, onde acabou por receber uma Menção Honrosa. Permanece ainda nesta iniciativa, atualmente como monitor. Dirigiu o grupo de teatro da Escola Básica do Alto dos Moinhos.

Conta com passagens pelas companhias de teatro “A Barraca”, com direção da atriz e encenadora Maria do Céu Guerra; “Teatro Papa Léguas”, com direção do encenador Mário Jorge; “Byfurcação”, com direção de Paulo Cintrão.

Recentemente, com um texto da sua autoria, encenou e interpretou o espetáculo “Uma Família... Complicada”, numa criação do grupo Teatro da Meia-Lua, grupo residente ao Centro de Difusão Cultural em Sintra - Chão de Oliva. Trabalha regularmente como ator marionetista no grupo de teatro de marionetas Fio d’Azeite – Chão de Oliva, com direção e encenação de Nuno Correia Pinto. Desempenha funções na direção do grupo cénico da Sociedade União Assaforense e é professor de AEC’s, na área da Expressão Dramática.

 

BIOGRAFIA: INÊS ZARADZAY

ines zaradzay

Inês Zaradzay (Sintra, 1995), concluiu o Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, na Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra. No âmbito do curso, ainda em contexto de estágio, participou com a Câmara dos Ofícios em animações como: Feira Medieval em S. Pedro de Sintra, Feira Setecentista em Queluz, Reino do Natal em Sintra. Ainda com a Câmara dos Ofícios, desta vez em registo profissional, tornou-se parte integrante dos diferentes projetos já mencionados. Licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema, ramo atores. Integra como atriz o elenco do espetáculo O Francês em Londres, com a Sons & Ecos, no Palácio de Oeiras, assim como animações recorrentes de recriação histórica do século XVIII. Integrou o elenco de uma produção da companhia TapaFuros, na Quinta da Regaleira. Workshop de dobragens no Estudio Audio In. Marionetas (manuseamento e voz) com Fio d'Azeite - Chão de Oliva, a partir de histórias como "O Segredo do Rio" (versão conto em escolas do concelho), de Miguel Sousa Tavares e "Mil e Uma Noites, As aventuras de Aladino e Sindbad" na Casa de Teatro de Sintra.