O Segredo do Rio

Autor: Miguel Sousa Tavares
Encenação: Nuno Correia Pinto 
Data de Estreia: 23 de Novembro (Reposição)

 

Sinopse

Um espectáculo de marionetas de luva cheio de beleza e sensibilidade, eclético, onde a plasticidade está presente e o respeito pelo LIVRO é palavra-chave.

 É a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz, “O Segredo do Rio” que Miguel de Sousa Tavares escreveu, e que agora se apresenta em forma de espectáculo de marionetas de luva.

 Uma história pedagógica que pode ser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a natureza: se a humanidade (rapaz) tratar a natureza (peixe) com amor, fidelidade e respeito – no fundo como merece –, a natureza é generosa.

A adaptação do livro - que tem ilustrações da artista plástica Fernanda Fragateiro, numa associação feliz que nos consegue transportar para/por uma alegria poética, contagiante, expressa com simplicidade – , pretende ser fiel ao texto e às ilustrações. As marionetas executadas por Jorge Cerqueira, seguindo o traço da ilustração, e ainda as novas ilustrações feitas, propositadamente, pela artista plástica para este espectáculo, não desvirtuam o objectivo enunciado, fidelidade ao texto e à linha gráfica, e concorrem para refinar a plasticidade, assim como o jogo de sentimentos e emoções, que se pretende transmitir através do espectáculo.

 

 

Ficha do Espectáculo

Autor: Miguel Sousa Tavares; Adaptação e Encenação: Nuno Correia Pinto; Manipulação: Nuno Correia Pinto e Nuno Machado; Marionetas: Jorge Cerqueira; Ilustração: Fernanda Fragateiro; Fotografia e Imagem Gráfica: André Rabaça; Desenho de Luz: André Rabaça; Sonoplastia: Carlos Arroja; Operador Luz e Som: André Rabaça; Direcção de Produção: Nuno Correia Pinto; Secretária de Direcção e Produção: Cristina Costa; Direcção Técnica: André Rabaça; Montagem: André Rabaça e Pedro Tomé