header teatro

 

Onde | Casarão da Lua – Almoçageme
Quando | 14 mar, 16.00h
Origem | Guiné Bissau / Portugal
Duração | 70 min
Classificação | M/6
Bilhetes | Entrega de caixa de Paracetamol

 

 

Sinopse

UNO Sonic apresentam um espetáculo de música que contará com a presença de bailarinos e percussionistas da Guiné-Bissau que farão uma demonstração de danças tradicionais da Guiné.

 

Ficha Técnica e Artística

Músico e Compositor: David Martins; Cantautor: Ilesa Martins; Bailarinos: Carel Baptista, Midana Sanha, Izária Mário Sá, Josefina Cassama, Vera Moura; Percursão: Sanassi di Gongoma, Nazilhas e Manú; Técnico Vídeo e Luz: José Ricardo.

 

Bio UNO

UNO é um constante diálogo entre ritmos e melodias da Guiné-Bissau e variados timbres da música eletrónica ocidental. Com a voz característica de Ilesa da Costa e as experiências psicadélicas eletrónicas de David Martins UNO defende UM MUNDO UNO e uma conexão harmónica de diferentes culturas, desejando contribuir para uma humanidade mais unida no futuro.
Em 2009 David Martins foi convidado por uma ONG guineense (AD) para construir um estúdio de som em Bissau - o atual ESTÚDIO BISSOM - e, paralelamente, produzir um álbum de um grupo de teatro e coro local: OS FIDALGOS (Ilesa faz parte deste grupo). Este foi o primeiro contato entre David e Ilesa. Esta ligação fez nascer diversos projetos culturais entre portugueses e guineenses, desde teatro a instalações multimédia, conferências e música. Mais tarde Ilesa e David fundaram com família e amigos uma nova ONG, a Única - Mixing Cultures, apoiando jardins de infância de Bissau na luta contra a malária e na dinamização dos serviços que estes jardins de infância prestam às suas crianças. Entre 2012 e 2019 David e Ilesa colaboraram na composição de músicas para teatro e instalações multimédia produzidos pela Éter - produção cultural, uma equipa que produz cerca de 300 espetáculos por ano em Portugal, contribuindo para a Educação e Comunidade com os seus projetos. David é diretor de produção e músico residente desta equipa. Desta forma o projeto UNO faz parte de um desenvolvimento natural na vida, no encontro e na vontade de Ilesa e David. Uma vontade de voar e quebrar barreiras, contribuindo para um mundo de liberdade e alegria para todos. UNO é uma expressão musical de um ideal de mundo perfeito e um veículo para apoiar países em desenvolvimento.

 

Campanha PARACETAMOL

O PERIFERIAS associa-se à campanha de apoio ao desenvolvimento da ONG ÚNICA na Guiné Bissau. Esta ONG desenvolve várias iniciativas como por exemplo na capacitação de escolas primárias da Guiné-Bissau. O festival PERIFERIAS quer contribuir para que as crianças tenham uma experiência de vida mais complexa, mais sustentável, mais completa e menos vulnerável. Para tal o visitante é convidado a doar, pelo menos, uma caixa de paracetamol, de forma a que a ONG ÚNICA mantenha o acesso a este medicamento que permite controlar as febres altas que tanto acontecem em prol do paludismo e que podem chegar a ser fatais para crianças com menos de 5 anos.