header teatro

Dias 1 a 11 de Março | Terça a Sexta das 10h às 18h & Sábados e Domingos das 12h às 18h | MU.SA | Exposição

No intuito de reflectir sobre a transversalidade das Artes Performativas e sua efectiva valoração eparticipação por parte da comunidade, contribuindo cada vez mais para uma cidadania mais plena, efectivae conjunta, mostramos no Periferias a exposição "Bugios e Mourisqueiros". Estes, fazem parte da festa da Bugiada e Mouriscada, uma das expressões culturais mais marcantes e identitárias, a qual se baseia numa lenda que nos remete para os tempos da ocupação da Península Ibérica pelos Mouros.

A festa da Bugiada e Mouriscada, que tem lugar na vila de Sobrado, do concelho de Valongo, não dá sinaisde esmorecimento, ao contrário de muitas outras tradições nossas. É a festa dos rituais, das danças, damúsica, da exuberância. Caracteriza‐se pela disputa da posse de uma imagem de São João, tendo, por um lado, os Cristãos e, por outro, os Mouros, designados, respectivamente, por Bugios e Mourisqueiros.
A festividade ocorre no dia 24 de Junho, dia de São João, reunindo muitas personagens que participamentusiasticamente, desenvolvendo diversos espectáculos cénicos, que têm lugar em vários pontos da vila,embora se concentrem, na sua maioria, no Largo do Passal, o coração de Sobrado.

 

Preçário
1,00 € (não Munícipes); 0,50 € (Munícipes)