2008
PRIMAVERA
Assim não vais longe
Gustavo Sumpta
VERÃO
Visita Guida
Cláudia Dias
OUTONO
Este corpo que me ocupa
João Fiadeiro
A partir de 2002, na sequência do acolhimento de trabalhos e de acções formativas com profissionais da dança contemporânea, seguindo ainda a tendência contemporânea para o cruzamento de várias áreas artísticas, o Chão de Oliva começou a organizar a “Dança para 4 Estações - Mostra de Dança Contemporânea de Sintra “.
Como eixo de programação, as "4 Estações" estruturam-se na apresentação da primeira geração que divulgou a Nova Dança entre nós, juntamente com nomes emergentes que despontam, assim como com criadores estrangeiros com pouca, ou nenhuma, divulgação entre nós. Na programação, temos ainda como objectivo o estabelecer relações dinâmicas com estruturas no campo da dança, tento em termos de co-organização como co-produção, como já aconteceu com a RE-AL,"Fábrica de Movimentos", Quinzena de Dança de Almada e EIRA.
Em termos artísticos esta iniciativa integra-se nos objectivos que perseguimos, nomeadamente quanto à procura e divulgação de propostas contemporâneas, transversalidade das artes do espectáculo e abertura às propostas dos novos criadores. Por outro lado, e dadas as limitadas condições de espaço e técnicas, optamos por privilegiar espectáculos de “pequeno formato”, tanto ao nível dos intervenientes onde optamos por solistas e duetos, como ao nível do aparato cénico, incentivando soluções criativas.
Gustavo Sumpta
Cláudia Dias
João Fiadeiro
Ana Martins
Sara Vaz
Francisco Camacho
Maria Radich
Tiago Guedes; Cláudia Dias (co-produção Re-al / Chão de Oliva)
Grupo Trava (Alemanha)
Anat Danieli & Benjamin Agendorf (Israel)
Mário Afonso
David Miguel
La Fundicion (Espanha)
Vera Mantero
Ludger Lamers e Miguel Bonneville
Andrés Corchero & Rosa Muñoz (Espanha)
Sofia Silva
Carlota Lagido e Paula Castro
Sara Anjo, Ana Rita Martins e Inês Tarouca